IBM Watson e o Mapa Astral 2.0


Você conhece o Personality Insights, do IBM Watson? Se a resposta for “não”, pare um momento e veja como a tecnologia vem transformando a vida das pessoas e empresas ao longo do tempo. Trata-se de uma ferramenta muito poderosa, capaz de analisar e-mails/textos em busca de padrões de escrita e demonstrar a personalidade de cada indivíduo através de seus próprios textos.

Esta é uma plataforma Cognitiva que utiliza informações reais e estabelece padrões no comportamento humano. Tais padrões normalmente demonstram como cada indivíduo escreve, e com isto, o IBM Watson consegue descobrir como o autor pensa.

Para que a análise seja efetuada com sucesso, a única exigência consiste em ter um texto de no mínimo 100 palavras. No momento, é desejável que tal texto seja produzido em Inglês. Desta forma, o sistema irá comparar tal escrita com outros dados coletados a partir da Internet, incluindo trechos de notícias e mensagens postadas no Twitter. Legal né? Ficou curioso? Então faça um teste você mesmo! O processo é bem simples e rápido.

Passo a Passo:

  1. Crie um texto com mais de 100 palavras;
  2. Acesse o tradutor do IBM Watson (clique aqui) e faça a tradução de Português para Inglês. A ferramenta possibilita a análise em português, porém, o Watson trabalha melhor com o Inglês no momento;
  3. Copie seu texto traduzido e cole-o no site do Personality Insights (clique aqui), e em seguida cliente no botão “Analizar“;

Pronto, você receberá algumas informações sobre a análise efetuada em seu texto, tais como: Necessidades, Valores Pessoais e Personalidade. Faça o teste você também!