Sorte ou Azar? Qual a sua decisão?


Por quantas vezes você já ouviu alguém dizer as seguintes frases: “Aquela Pessoa Teve Sorte na Vida!” ou, “Coitado, Aquela Pessoa Teve Muito Azar na Vida!”? Eu particularmente ouvi tais frases algumas vezes durante minha trajetória de vida. Porém, será que de fato, existe Sorte ou Azar?

Não acredito em “Sorte” ou “Azar”, pois para mim, nada na vida ocorre por acaso. Mas, confesso que “esquecer” este conceito não é uma tarefa tão fácil, e isto deve-se ao fato de que desde criança somos condicionados pela sociedade na qual vivemos à acreditar que tudo na vida acontece porque tinha que acontecer, seja pela “Sorte” ou pelo “Azar”.

Todos nós, como indivíduos, temos total condição e capacidade de analisar os fatos, identificar as opções e escolher através de uma decisão, a alternativa que consideramos mais adequada para qualquer situação. Desta forma, toda e qualquer decisão culminará em uma consequência, este é um processo natural.

Lembre-se, tomar uma decisão não é algo que você pode ou não fazer, esta é uma ação que acontecerá obrigatoriamente em sua vida. Embora algumas pessoas tentem evitar e passem “a vida inteira” se esquivando de uma tomada de decisão, o simples fato de “não tomar uma decisão” já é uma “decisão tomada”, e esta trará suas consequências igualmente.

Mas, se o fato de “não tomar uma decisão” já é uma “decisão assumida”, porque algumas pessoas evitam efetuar tal ação? Simples, na prática, muitas pessoas não se sentem seguras para tal, algumas chegam a ficar doentes e acabam bloqueando suas atitudes. As consequências serão inevitáveis, quer você queira ou não.

Em outras palavras, podemos escolher a forma como conduziremos diferentes circunstâncias em nossa vida, e qualquer que seja a escolha, teremos consequências. Algumas serão boas, outras serão ruins, algumas ouviremos alguém atribuir o termo “Sorte”, outras ouviremos o termo “Azar”. Mas no final do dia, “Sorte” ou “Azar” será uma mera consequência daquilo que assumimos.

Agora, se “Sorte” e “Azar” é uma consequência natural de qualquer que seja a decisão assumida, como podemos aumentar as chances de ter “Sorte” na vida?

Como resposta, farei uma analogia simples: Se pegarmos um “DADO” e jogarmos no tabuleiro com o propósito único de obter o número 3, teremos 1/6 chances de acertar o número escolhido. Ao jogar este mesmo “DADO” várias vezes, aumentamos assim nossas chances de êxito, desta forma, quanto maior o número de tentativas podemos ter a “Sorte” de em algum momento acertar.

Na vida, é exatamente assim que acontece. Para aumentar nossa “Sorte”, devemos tomar mais decisões assertivas. A cada tomada de decisão assertiva, nossas chances de êxito aumentam.

“Boa sorte”!